Argentina aprova lei que financia construção

By Cristián Peters Quiroga04 March 2021

O Senado argentino aprovou nos últimos dias uma nova lei que prevê fortes incentivos fiscais ao setor da construção. Segundo o presidente da Câmara Argentina da Construção (Camarco), Iván Szczech, este novo programa pode significar fundos de até US$ 5 bilhões.

Senado argentino

A lei cria um regime destinado a promover investimentos na construção de obras privadas novas realizadas através de uma anistia de capitais não declarados em dólar, estejam eles no país ou não. “O projeto aprovado foi trabalhado com o setor privado e o governo, prevendo isenções sobre bens pessoais e lucros. E, por outro lado, uma exteriorização de capitais específica para a indústria da construção”, afirmou o preisdente da Camarco.

Assim, ele afirmou que a nova norma “servirá para criar novo desenvolvimento para o setor, recuperar postos de trabalho perdidos e conseguir aumentar a oferta de moradias”, e que estes incentivos “são o que o setor precisa para se fortalecer, gerando maior investimento e maior atividade econômica, tendo como consequência mais empresas e mais empregos formais”.

“Este ano foi especialmente difícil, vínhamos de mais de dois anos de queda ininterrupta, tanto nas obras públicas como nas obras privadas, perdemos 180 mil postos de trabalho e a pandemia agravou muito esta situação”, afirmou Szczech.

O executivo afirmou que “temos como grandes motores para 2021 uma maior designação de fundos no orçamento nacional, e o retorno do investimento privado, e a partir das leis sancionadas agora, somado ao baixo custo em dólares da construção, o setor privado pode voltar a ser uma força que mobiliza o setor”.

O presidente da Camarco também afirmou que “existe atualmente um plano de moradia muito ambicioso e positivo por parte do Estado, que busca federalizar o movimento das economias. A infraestrutura e a moradia serão as grandes apostas do investimento público, com o acesso aos serviços básicos. E junto a tudo isso, se preveem os investimentos privados”

Latest News
Florida zoo utilizes Shuttlelift for manatee rehab
The new Shuttlelift SCD09 carrydeck crane helps with transferring animals between transport trucks and pools as well as providing an efficient daily weighing solution.
Data centre market to be worth US$308 billion
Increasing demand for data storage and processing capabilities push up value of sector
What are the top stories in cranes and specialized transport in 2022?
International Cranes and Specialized Transport reviews the top stories of 2022