Argentina aprova lei que financia construção

O Senado argentino aprovou nos últimos dias uma nova lei que prevê fortes incentivos fiscais ao setor da construção. Segundo o presidente da Câmara Argentina da Construção (Camarco), Iván Szczech, este novo programa pode significar fundos de até US$ 5 bilhões.

Senado argentino

A lei cria um regime destinado a promover investimentos na construção de obras privadas novas realizadas através de uma anistia de capitais não declarados em dólar, estejam eles no país ou não. “O projeto aprovado foi trabalhado com o setor privado e o governo, prevendo isenções sobre bens pessoais e lucros. E, por outro lado, uma exteriorização de capitais específica para a indústria da construção”, afirmou o preisdente da Camarco.

Assim, ele afirmou que a nova norma “servirá para criar novo desenvolvimento para o setor, recuperar postos de trabalho perdidos e conseguir aumentar a oferta de moradias”, e que estes incentivos “são o que o setor precisa para se fortalecer, gerando maior investimento e maior atividade econômica, tendo como consequência mais empresas e mais empregos formais”.

“Este ano foi especialmente difícil, vínhamos de mais de dois anos de queda ininterrupta, tanto nas obras públicas como nas obras privadas, perdemos 180 mil postos de trabalho e a pandemia agravou muito esta situação”, afirmou Szczech.

O executivo afirmou que “temos como grandes motores para 2021 uma maior designação de fundos no orçamento nacional, e o retorno do investimento privado, e a partir das leis sancionadas agora, somado ao baixo custo em dólares da construção, o setor privado pode voltar a ser uma força que mobiliza o setor”.

O presidente da Camarco também afirmou que “existe atualmente um plano de moradia muito ambicioso e positivo por parte do Estado, que busca federalizar o movimento das economias. A infraestrutura e a moradia serão as grandes apostas do investimento público, com o acesso aos serviços básicos. E junto a tudo isso, se preveem os investimentos privados”

Latest News
Consortium chosen for California people mover project
Consortium will build an automated people mover in Southern California, US
HS2’s Northolt Tunnel reaches halfway point
The four tunnel boring machines excavating the Northolt Tunnel have excavated exactly half the project’s total distance.
Herc breaks revenue records in second quarter
Number three on the IRN100 ranking, Herc Rentals reaffirms its annual guidance for revenue growth with eyes on mega projects and infrastructure spending