Metso apresenta solução para reciclagem de revestimentos de moinhos no Chile

A mineração sustentável é uma ambição fundamental em países como o Chile, o maior produtor de cobre do mundo. Em resposta às crescentes demandas de seus clientes de mineração, a Metso está fortalecendo sua posição como fornecedora de uma gama substancial de soluções sustentáveis com a introdução de sua exclusiva solução de reciclagem circular para Megaliner, Poly-Met e revestimentos de borracha no Chile.

A solução permite a separação eficiente de diferentes materiais de revestimento, de modo que os valiosos componentes de borracha e aço possam ser reutilizados na fabricação de novos produtos ou reciclados.

“Nossos clientes têm metas ambiciosas de sustentabilidade e compromissos para atingir o zero líquido em suas operações. O serviço de reciclagem de revestimento é um exemplo concreto de como a Metso pode impulsionar o setor de mineração em direção a práticas mais sustentáveis. Com menos resíduos não processados enviados para aterros sanitários, a reciclagem ajuda a reduzir as emissões de CO2 e a melhorar a eficiência ambiental”, diz Eduardo Nilo, Presidente da Metso para a América do Sul.

A solução de reciclagem será instalada na fábrica de borracha e Poly-Met da Metso em Concón, no Chile.

Ao mesmo tempo, a Metso está expandindo sua fábrica em Concón para aumentar ainda mais sua capacidade de produção de borracha e Poly-Met. A Metso instalou uma prensa de compressão de mega classe que expandirá a gama, os tamanhos e os tipos de produtos fabricados. Com sua tecnologia robusta e tamanho grande, a prensa foi projetada especificamente para produzir grandes revestimentos para moinhos Megaliner™ que podem pesar até 8 toneladas. Após a introdução da nova prensa, a capacidade de produção de revestimentos para moinhos de grande porte aumentará em 30%.

Para apoiar ainda mais as reduções de emissões de CO2 em direção à meta líquida zero da Metso até 2030, a eletricidade renovável cobrirá 100% das necessidades da fábrica.

A mineração sustentável é uma importante área de desenvolvimento no Chile

A Política Nacional de Mineração 2050 do Chile descreve como o país poderia harmonizar o desenvolvimento do setor de mineração com as necessidades do meio ambiente, alcançando a neutralidade de carbono e desenvolvendo o modelo de economia circular.

A Metso está comprometida com o desenvolvimento de tecnologias e soluções sustentáveis pioneiras para o setor de mineração em todo o mundo. A economia circular é uma das áreas importantes do desenvolvimento da sustentabilidade em todo o setor.

“Como fornecedor responsável e parceiro de soluções de desgaste sustentável, estabelecemos metas ambiciosas para ajudar nossos clientes a reduzir o impacto ambiental da mineração nos diferentes estágios do processo de produção. Estamos extremamente felizes por atingir novamente um marco importante com a introdução dessa solução exclusiva de reciclagem de revestimentos de moinhos no importante mercado chileno. Como parte de nossa extensa oferta de revestimentos para moinhos horizontais, também estamos explorando maneiras de aumentar o número de materiais reciclados em nossos revestimentos para fechar ainda mais o ciclo de circularidade”, diz Heikki Metsälä, Presidente da área de negócios de Consumíveis da Metso.

Serviço de reciclagem de revestimentos de moinhos

O serviço pioneiro de reciclagem faz parte da oferta Planet Positive da Metso.

Foto: Metso

Os primeiros estudos de viabilidade foram realizados em 2009, o programa de reciclagem foi iniciado em 2015 e o importante marco de 1.000 revestimentos Megaliner™ reciclados foi alcançado em 2016. Após estudos cuidadosos e pilotos de clientes, a Metso lançou uma nova unidade de separação em 2022 para seus clientes na Europa. Após a introdução no mercado sul-americano, o serviço de reciclagem de revestimentos de moinhos será expandido para o mercado norte-americano no final de 2024.

O serviço de reciclagem é facilitado por uma tecnologia inovadora que permite a separação segura e eficiente de diferentes componentes de revestimentos de borracha e metal, como insertos fundidos, placas de desgaste e placas de apoio. Todos os revestimentos compostos, como os revestimentos Megaliner™, Poly-Met™, bem como os revestimentos de borracha para moinhos, podem ser processados usando essa solução.

A Metso também possui um processo de reciclagem existente para revestimentos metálicos para moinhos.

Latest News
Mace’s revenue passes £2bn mark
UK-based Mace has seen its revenue pass the £2 billion mark, driven by an expansion of global consultancy work and a five-year high for construction revenue
Corruption controversy engulfs Australian construction union
An Australian government minister has asked the federal police to investigate allegations of corruption against the construction division of the Construction, Forestry, Maritime, Mining and Energy Union (CFMEU)
Fed funding pushes construction start on Washington-Oregon bridge
Federal funding helped start phase one of a major bridge project start in the US Northwest